MULHERES DO XINGU
Nosso corpo, nosso espírito
Ancestralidade e Natureza, substantivos femininos. A nossa ancestralidade indígena carrega os saberes de uma época em que vivíamos intimamente ligados à natureza. Esse ambiente fértil, que o ser humano tira alimento, medicina, moradia, transporte, e tudo o que precisamos pra viver.
Há muitos anos o mundo é dirigido pelo patriarcado e nosso ritmo de vida é regido pelo progresso e o desenvolvimento, o que gerou uma profunda desarmonia com o meio ambiente. Estamos chegando ao nosso limite de extração de recursos naturais do planeta. A cada dia que passa os povos originários estão perdendo suas a forças, e seus saberes caindo no esquecimento. Eles estão sendo tirados de seus territórios, seus rios sendo poluídos pela monocultura e hidrelétricas, e seus filhos morrendo de doenças antes não conhecidas por seus antepassados. Os índios preservam as florestas e a Terra pelo simples fato de existirem, pois convivem em perfeita equilíbrio com rios, florestas e todos seres vivos.
As mulheres do Xingu desde sempre lutaram pela preservação e para manter suas tradições, o que mudou é que agora elas vão fazer isso também fora da aldeia, ao lado dos homens. Elas enfrentaram a resistência masculina na comunidade, pois não querem mais ser representadas por seus maridos e filhos. Elas querem falar por elas mesmas, levar sua força, sua opinião. As pajés, as caciques, as parteiras, lutam para que seus conhecimentos não sejam dragados pela civilização. As jovens lideranças estão aprendendo português e ocupam as universidades para assumir novos cargos e profissões, e já assumem o lugar de articuladoras em movimentos e atos políticos. As xinguanas acreditam que é na união de todas as mulheres, brancas e indígenas, e com o respeito e igualdade restabelecidos entre homens e mulheres que vamos resgatar a vida em harmonia e em paz com nosso planeta.
Elas são a força feminina da Floresta.
Agosto/ 2019 - Virada Sustentável SP
Setembro/2019 - UNIBES Cultural
Outubro/2019 - Virada Sustentável RJ - Casa Firjan
Dança das mulheres Kaiabi - Aldeia Rio Grande - Médio Xingu
Mapulu Kamayurá - cacique Kamayurá
Uluri - aldeia Kamaiurá/ Alto Xingu
Aimeré Kaiabi Suiá - líder do Movimento de Mulheres do Xingu
União - Mulheres durante a festa do Uluri/ aldeia Kamaiurá Alto Xingu
Pintura xinguana - Yawalapiti/Alto Xingu
Sagain Kalapalo - cacique Kalapalo
Mapulu Neta Kamaiurá
Watatakalu Yawalapiti - líder do Movimento de Mulheres do Xingu
Iré Kaiabi